domingo, 11 de março de 2012

Plano de Curso de Educação Física do 8º ano


PLANO DE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA



Escola:


Bom Jesus


Ano: 2012

Disciplina:


Educação Física

Série:


8º ano

Duração: I, II, III, IV unidade

Professora
  
    Iracema Braga de Souza
   







Objetivos Gerais


A Educação Física permite que se vivenciem diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais. Permite também que se perceba como essa variada combinação de influências está presente na vida cotidiana. No Brasil, as danças, os esportes, as lutas, os jogos e as ginásticas, das mais variadas origens étnicas, sociais e regionais, compõem um vasto patrimônio cultural que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado.



A todas as aulas:
v  Tonicidade
v  Equilíbrio
v  Lateralidade
v  Esquema de noção corporal
v  Organização espacial e temporal
v  Coordenação motora global e fina
















Conteúdos

          I UNIDADE

v  Introdução a Educação Física
v  Benefícios da Educação Física
v  Futsal
v  Baleada
v  Corrida com bastão
v  Futebol
v  Roubar Garrafa
v   Ginásticas
v  Atividades rítmicas e expressivas


II UNIDADE

v  Considerações sobre a Ginástica
v  Exercícios de alongamentos
v  Futebol
v  Futsal
v  Considerações sobre Jogos
v  Corrida com revezamento de bastão
v  Handebol
v  Baleada
v  Ginásticas
v  Atividades rítmicas e expressivas

III UNIDADE

v  Desportos – considerações sobre os desportos
v  Desportos individuais
v  Desportos coletivos
v  Técnica e tática nos desportos
v  Regras e penalidades desportivas
v  Considerações sobre a corrida
v  Futebol
v  Futsal
v  Rolando a bola
v  Handebol
v  Baleada
v  Jogos cooperativos
v  Ginásticas
v  Atividades rítmicas e expressivas

IV UNIDADE
v  Considerações sobre handebol
v  História do handebol
v  Técnicas do handebol
v  Táticas do handebol
v  Regras e penalidades do handebol Futebol
v  Futsal
v  Considerações sobre o salto
v  Rolando a bola
v  Handebol
v  Baleada
v  Jogos cooperativos
v  Ginásticas
v  Atividades rítmicas e expressivas





Objetivos específicos da I unidade




v  Lateralidade, coordenação motora global.
v  Compreender que o principal motivo da Educação Física não é só formar atletas olímpicos para defender a nação, e sim o conhecimento a respeito do próprio corpo.
v  Manter a saúde física, também a formação intelectual e ética de cada aluno englobado ao tema proposto.



Objetivos específicos da II unidade


v  Compreender que o objetivo da prática de esporte é mais do que uma competição pura e simples é a manutenção da saúde do corpo.
v  Compreender a existência das diferenças individuais e, portanto de limites na capacidade ao realizar determinadas atividades físicas.
v  Lateralidade, coordenação motora global.



Objetivos específicos da III unidade


v  Discutir os limites físicos de cada aluno e sua capacidade individual, ao realizar determinadas atividades físicas.
v  Promover discussões sobre as diferenças entre os sexos, quebrando tabus e mitos.
v  Mostrar na prática que as vantagens do homem em relação à mulher no esporte são relativas, dependendo do esporte.
v   Praticar exercícios físicos adequados a cada faixa etária.












Objetivos específicos da IV unidade



v  Compreender que durante o processo educativo abordam diversas questões relativas à saúde, a sexualidade, aos comportamentos individuais e sociais.
v   Motivar e modificar a forma que estamos tratando o nosso corpo e o meio ambiente.
v  Promover a socialização nos esportes garantindo um ambiente propício de aprendizagem.
v  Buscar estratégias de ensino como a utilização de imagens, figuras e filmes e pequenos textos para serem discutidos em grupos, apresentações de mímicas.
v  Observar o comportamento dos alunos nas atividades propostas observando como eles interagem com os colegas na prática dos esportes.










Metodologia

Nas aulas teoricas, o professor iniciará a aula com uma roda de conversa sobre o assunto trabalhado durante a unidade, questionando a participação de todos. Será desenvolvida na forma escrita, na lousa e ditados, trabalhando a escrita e também a concentração de todos. O assunto será explicado e debatido durante a aula, também será feito pesquisas individuais e em grupo.
As aulas práticas ocorrerão da seguintes maneiras:
v  1º momento: Alongamento – Será desenvolvido antes de qualquer atividade, proporcionando aos músculos restaurar a amplitude de movimento normal na articulação envolvida e a mobilidade das articulações, previnindo o encurtamento ou tensionamento musculares reduzindo o risco de lesões músculo-tendinosas (tendinite).



2º momento: Aquecimento – através de uma atividade rítmica promover o aquecimento do corpo, preparando para a atividade física proposta a cada aula. O aquecimento específico deve ser realizado após o alongamento. Este tipo de aquecimento é fundamental nas modalidades esportivas coordenativas. Consiste em exercícios que se assemelham tecnicamente aos que serão executados na atividade posterior.
Com exercícios direcionados aos principais grupos musculares da atividade, há um redirecionamento sanguíneo para estas regiões, tornando-as mais irrigadas e supridas de oxigênio. Isto porque o aumento da temperatura corporal não é proporcional ao aumento da temperatura muscular.


3º momento: Neste momento serão desenvolvidas as atividades relativas a cada aula, será dividida da seguinte forma: logo após o alongamento os alunos juntamente com o professor desenvolverão uma atividade de aquecimento, que poderá ser uma dinâmica, uma caminhada ou uma corrida leve, depois serão trabalhadas a atividades desenvolvidas para cada aula. Logo após a atividade da aula os alunos farão uma atividade de volta à calma onde recuperarão o fôlego acalmando o corpo. Esta atividade será descriminada no plano de aula diário.




Recursos didáticos





Materiais: bolas, cabos de vassoura, traves de aço, balões, colchonetes, cordas, garrafas pets, bastões, cartolinas, papel oficio, envelopes, apito, cronômetro, aparelho de som, pendrive,












Avaliação


Avaliar a construção do conhecimento como um processo;
.Aferir a capacidade do aluno de expressar-se, pela linguagem escrita e falada, sobre a sistematização dos conhecimentos relativos à cultura corporal de movimento, e da sua capacidade de movimentar-se nas formas elaboradas por esta cultura.

§  Fichas de acompanhamento do desenvolvimento pessoal; relatório de uma atividade em grupo ou fichas de observação com critérios definidos sobre a participação e a contribuição no desenvolvimento de algumas atividades em grupo;
§  Relatório de apreciação de um evento esportivo ou de um espetáculo de dança, onde determinados aspectos fossem ressaltados;
§  Relatórios ou fichas de observação e auto-avaliação sobre a participação na organização de um evento escolar ou para a comunidade;
§  Relatórios para avaliação das etapas em trabalhos sobre projetos;
§  Fichas de auto-avaliação mapeando o interesse sobre os diversos
§  Conteúdos, propiciando uma reflexão sobre interesse e participação.
§  Será observado o desempenho dos alunos durante a realização das atividades, levando em consideração o grau de envolvimento nas atividades como:
§  Participação
§  Colaboração
§  Assiduidade
§  Envolvimento
§  Comprometimento. Além das avaliações escritas e orais.




Referências
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. . Brasília: MEC / SEF, 1998. 114 p.

Hudson Ventura Teixeira. Educação Física e Desportos (Técnicas, Táticas, regras e penalidades – Introdução à Educação Física). 2ª edição – 1996. Editora saraiva.















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