domingo, 11 de março de 2012

Projeto de Leitura

INTRODUÇÃO
                  A importância de ler é tão importante para a vida das crianças quanto o brincar, visando isso, este projeto de leitura tem como meta oferecer os educandos uma forma prazerosa que desperte o interesse de cada um pelo ato de ler. Percebendo a necessidade de fazer acontecer uma Educação voltada para autonomia, para a ética, para a valorização da diversidade cultural e para busca da identidade é que nós desenvolvemos esse projeto, com o objetivo de desenvolver atividades voltadas para uma concepção Humanística, com o intuito de contribuir na formação de pessoas criativas e inventivas, capazes de refletir, de descobrir, de ouvir o outro, de respeitar o diferente, de analisar situações e buscar soluções.
                  Neste processo, a leitura constitui um dos instrumentos de extrema importância e necessário para o individuo compreender o mundo, compartilhar das experiências diversas e reelaborar suas próprias experiências. Compreendendo que a aprendizagem do indivíduo é algo que deve ser construído socialmente
PÚBLICO ALVO: Crianças de 03 a 09 anos
OBJETIVO GERAL
v  criar condições para a leitura em contextos diferentes dos da escola, nos quais os alunos e a comunidade possam ter uma relação mais livre e pessoal com as mais diversas modalidades textuais que circulam socialmente, e formarem-se como leitores e escritores autônomos no exercício de sua cidadania.
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
v  Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas;
v  Desenvolver estratégias de leitura/produção de textos;
v  Propiciar a formação de educadores, e alunos leitores e produtores de textos nas diversas áreas do conhecimento;
v  Oportunizar aos sujeitos leitores, a possibilidade de repensar o real, pela compreensão mais aprofundada dos aspectos que o compõem, através das várias oportunidades de leitura;
v  Estimular o gosto pela leitura vivenciando emoções, fantasias e imaginação, compreendendo que escreve-se para que alguém leia;
v  Desenvolver as capacidades das habilidades lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever;
v  Propor situações de práticas leitoras com os diferentes tipos e gêneros textuais;
v  Valorizar as produções textuais dos alunos, incentivando e divulgando as mesmas;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
v  Estratégias de Leitura (leitura silenciosa, em grupo, individual); leitura, compreensão e interpretação:
v  O texto: leitura e reflexão;
v  Estudo dos aspectos lingüísticos do texto: ortografia, pontuação.
v  O texto narrativo
v  O texto descritivo
v  Textos Literários e não literários;
v  A produção de textos orais e escritos
METODOLOGIA
                  Oficinas palestra sobre a importância do ato de ler e escrever em nossas vidas,Leitura de fotos, quadros, imagens (descrição detalhada), tendo como produção a confecção de textos coletivos com a descrição de animais, considerando características físicas e psicológicas . Texto: Exclusão digital, discussão do texto, impresso aos alunos. Texto; leitura de bula de remédio. Todos os textos devem ser lidos ou apresentados como forma de recital ou apresentação teatral, trabalhando a timidez dos alunos qaunto ao ato de ler em público. Trabalhar a forma de leitura pontuada para que ela seja prazerosa. Fazer o fechamento do projeto com uma exposição dos trabalhos feitos pelos aluno, expor também fotos tiradas ao longo dos trabalhos em sala de aula ou fora dela.

 RECURSOS DIDATICOS
cartolinas, caneta hidrocor, lápis de cor, caneta pilot, papel ofício, fotos, figuras, quadros, régua, lápis, caneta, borracha, bula de remédio, computador, impressora,etc
AVALIAÇÃO
 A avalição será em todos os momentos que os alunos estiverem prodizindo textos, contribuindo com o projeto e principal no ato de ler e representar a textos produzindos por eles mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário