domingo, 11 de março de 2012

Projeto Música na Escola

ESCOLA DE 1º GRAU BOM JESUS

Rua T s/n Agrovila 07, Serra do Ramalho BA.









PROJETO: PROMOVENDO MUDANÇAS ATRAVÉS DO LÚDICO
TEMA: LUDICIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR












Agrovila 07 - Serra do Ramalho/BA
Outubro de 2011
APRESENTAÇÃO

           
A Música é uma ferramenta universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações, desde a formação do mundo. E, desde os primórdios, a Música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em cerimonial, festas e celebrações das mais diversas.
Na verdade, é praticamente impossível encontrar uma pessoa que não goste de ouvir, cantar e dançar. Desde o mais moço até a pessoa mais adulta não quem nunca se pegou cantarolando a letra de uma música, mesmo que não se entenda dos seus acordes musicais pegamo-nos sussurrando seus versos.

JUSTIFICATIVA

O ensino de música, tão importante para o estímulo da criatividade da criança que, tornou-se novamente obrigatório nas escolas. Sancionada no dia 18 de agosto de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a lei nº 11.769 passou a valer para o ensino fundamental e médio de todas as escolas brasileiras, que têm, a partir de então, 3 anos para adaptar seu currículo na área de artes. Essa lei altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) que determina o aprendizado de arte, mas não especifica o conteúdo.
Lula vetou o artigo que previa a formação específica de professores na área musical para ministrar a disciplina. A justificativa é que a música é uma prática social e, no Brasil, há diversos profissionais sem formação acadêmica específica ou oficial na área e que são reconhecidos nacionalmente. Paulo Gomes é professor de iniciação musical na Escola Estilo de Aprender e concorda que a formação superior em música não é o principal para definir um bom músico. Para tanto espera se que o professor tenha a sensibilidade de ouvir, transmitir, e encontrar músicas adequadas à faixa etária dos alunos, selecionando conteúdos que podem ser aplicados ao ambiente escolar.

OBJETIVOS GERAIS:
v  Reconhecer os benefícios que esse ensino pode trazer para o desenvolvimento e a sociabilidade das crianças.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

v  O movimento corporal, a percepção, a notação musical sob bases sensibilizadoras, além de um repertório que atinja os universos erudito, folclórico e popular.
v  Desenvolver o espírito crítico, conhecer as raízes da música brasileira, despertar o gosto musical, preservar nosso patrimônio e aumentar o repertório musical nacional.
v  Melhorar o aprendizado, aproximando mais ainda essa arte da vida dos alunos.
v  Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais do Brasil e do mundo;
v  Criar oportunidades de cultura e lazer para os estudantes, diminuindo seu tempo desocupado.

METODOLOGIA

Criação de jogos, brincadeiras de roda e confecção de instrumentos.
O indicado é que as escolas intensifiquem trabalhos já produzidos em sala de aula e que leve em conta o contexto cultural dos alunos.
Criar um dia para um evento que poderá ocorrer de 17 ao dia 23 de novembro ( semana da música) com apresentações de corais, bandas e outros grupos musicais na escola com participação ampla da comunidade escolar. Havendo uma ampla e diversificada programação para a Semana da Música, esperamos que essa data entre para o calendário cultural local, o que caso se concretize poderá ser um momento de atração e ganho financeiro para todas as despesas do evento na escola.
Apresentação dos trabalhos que será desenvolvido, durante o evento ou em sala de aula, dependendo da necessidade de cada professor.
Relembramos que por meio dessas atividades, o aluno terá a oportunidade de mostrar seu aprendizado adquirido em sala de aula com a música e dança, o que certamente servirá para resgatar a auto-estima, aumento da confiança, e valorização do trabalho em equipe e convívio social da criança, melhorando a integração do educando com sua comunidade e a Escola.
Para o sucesso dessa proposta será de fundamental a divulgação dos eventos.
RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS

Equipe pedagógica da Escola.
Equipe administrativa da Escola.
Material didático: papéis variados, lápis de cor, pincel, tinta guache, tinta para tecido de cores variadas, isopor, cartolina, TNT, cola branca, fita adesiva, tesoura, cola Gliter, etc. Aparelho de Data Show e computador; Equipamento de som, com caixas e microfone; Aparelho de DVD e televisor.
RESULTADOS ESPERADOS

Por meio desse “Projeto Música na Escola” espera-se alcançar uma série de resultados, tais como:
Fazer com que os Professores e a equipe administrativa se envolvam no Projeto incentivando os alunos, pais e responsáveis a participarem mais ativamente do dia-a-dia da Escola através de reuniões e apresentações dos alunos nos eventos;
Elevação do índice de aprendizado em sala de aula;
Além de todos esses benefícios, espera-se também que ocorra um incentivo direto na produção artística e musical de nossa escola e comunidade


AVALIAÇÃO

A avaliação irá ocorrer em todas as fases, desde seu início com os contatos e sensibilização dos alunos, até a execução propriamente dita, que ocorrerá dentro das Unidades Escolares(especificamente IV unidade), e que conforme esperamos chegará a outros locais de nossa comunidade, principalmente, no ambiente familiar dos alunos e funcionários da Escola.
Quanto às demais metas, serão observadas de forma contínua e após a execução, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos.
Os alunos serão observados durante todo o processo, através da observação do interesse, participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas. Os conteúdos explorados também serão analisados pelos trabalhos e provas aplicadas em sala de aula durante a unidade.

BIBLIOGRAFIA

http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/musica-escolas-432857.shtmlhttp://revistaescola.abril.com.br/arte/musica/http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI4978-10538,00.html
WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2011. Música. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica




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